Viveiros de reprodução: quais são as principais características?

Os viveiros são tanques escavados no solo, onde vivem os peixes que fazem parte da piscicultura

Viveiros de reprodução: quais são as principais características?

Esses viveiros são destinados ao manejo das matrizes na ocasião da reprodução, quando são transferidas dos viveiros de manutenção para os de reprodução.

Somente as matrizes selecionadas para a reprodução são colocadas nos viveiros de reprodução e essa seleção, normalmente, é feita, avaliando-se as características dos peixes e a predisposição para desova e fecundação”, explica Manuel Braz, professor do Curso CPT Produção de Alevinos.

A profundidade é aproximadamente igual à dos viveiros de manutenção, porém, como os peixes ficarão nesses viveiros por um período de tempo bem menor, e é recomendado que sejam separados por lotes, as suas dimensões também são menores, ficando, normalmente, entre 100 m2 e 200 m2.

A água deve circular constantemente pelos viveiros, sendo a vazão de entrada ligeiramente superior à de saída para compensar as perdas por evaporação e por percolação.

Além disso, a água que passa através de um viveiro não deve ser aproveitada em outro, visando garantir boas condições sanitárias, evitar superpopulação de peixes ou a entrada de predadores aquáticos (algumas espécies de peixes carnívoros cultivados na piscicultura podem ser predadores de outras espécies).

 

Gostou da matéria? Quer saber mais sobre o Curso CPT? Assista ao vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos CPT da Área Piscicultura

Por Daniela Guimarães.

Daniela Aparecida Guimarães Lopes 14-12-2022

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.