O solo do viveiro é sulfuroso, e agora? Como faço a desinfecção?

O solo sulfuroso é identificado por apresentar manchas escuras e cheiro desagradável. Viveiros nesses solos requerem aplicações de produtos combinados para a desinfecção

O solo do viveiro é sulfuroso, e agora? Como faço a desinfecção?

Solo sulfuroso? Como vou saber se o meu viveiro foi construído nesse tipo de solo?

Bem, uma maneira prática de identificar se um solo é sulfuroso consiste em obter uma pequena amostra do solo e adicionar a ela água oxigenada. Se houver formação de grande quantidade de bolhas de ar, é indicativo de solo sulfuroso.

Se expostos ao sol, haverá formação de manchas avermelhadas no fundo do viveiro, como resultado da formação de hidróxido de ferro – Fe2(OH)3 e ácido sulfúrico – H2SO4 que irá reduzir ainda mais o pH do solo do viveiro, o que é indesejável, pois esses solos possuem pH baixo, geralmente, inferior a 4,0 e elevada concentração de enxofre.

Para evitar que isso aconteça, recomenda-se não esvaziar totalmente o viveiro, deixando uma lâmina de água suficiente apenas para cobrir o seu fundo.

Para a desinfecção desse tipo de solo, recomenda-se utilizar um produto mais forte para promover a oxidação da matéria orgânica. Hipoclorito de sódio ou solução de cloro são produtos que poderão ser utilizados nesses casos, na concentração de 100 ppm ou seja: 0,1 grama de cloro ativo por litro de água.

 


Recomenda-se:

- Fazer a aplicação de 1 litro dessa solução por m2;
- Revolver o fundo do viveiro com enxada ou enxadão;
- Repetir a aplicação da solução de cloro por uma a três vezes, até que o cheiro forte de enxofre não seja mais notado; e
- Deixar o fundo do viveiro exposto ao sol por dois a três dias para evaporar o cloro.

Atenção: tenha cuidado ao lidar com cloro por ser um produto que, em contato com a pele, poderá causar ferimentos. Então utilize luvas impermeáveis, roupas compridas e impermeáveis e óculos para proteger os olhos.

Gostou da matéria? Quer saber mais sobre o Curso CPT? Assista ao vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos CPT da Área Piscicultura

Por Daniela Guimarães.

Daniela Aparecida Guimarães Lopes 18-01-2023

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.