Quais os tipos de tanques indicados para o sistema de recirculação?

A escolha do tipo de tanque tem de ser muito bem pensada para não ter um gasto ou uma não recuperação desse capital investido

Quais os tipos de tanques indicados para o sistema de recirculação?

Na concepção do sistema produtivo de piscicultura em Raceway com recirculação, as perdas de água por infiltração devem ser minimizadas por meio de estruturas em material rígido impermeável, como PVC, fibra de vidro, Polietileno de Alta Densidade “PEAD”, alvenaria, ferrocimento, entre outros.

“Os tanques circulares são os mais indicados por manterem a massa de água mais homogênea, além de evitarem que os peixes se machuquem nos cantos”, explica Giovanni Resende de Oliveira, professor do Curso CPT Cultivo de Peixes em Sistema de Recirculação de Água - RAS.

a) Tanques suspensos, tanques lona: São feitos de tela metálica, forrados com geomembrana. Possuem a vantagem de serem móveis e fáceis de montar.

b) Tanques com chapas de aço forrados com geomembranas ou tanques australianos: possuem as mesmas vantagens do tanque suspenso ou tanque lona.

c) Tanques de ferrocimento: constituem o tipo de construção mais barata, mas precisam de maior mão de obra para a construção. Vale ressaltar que esses tanques não podem ficar vazios senão as paredes racham. Trata-se de uma estrutura fixa, e isso significa que se o proprietário tiver que mudar de local, por exemplo, ele não poderá reaproveitar sua formação.

d) Tanques escavados impermeabilizados com geomembrana: possuem as mesmas características dos tanques de ferrocimento.

Gostou da matéria? Quer saber mais sobre o Curso CPT? Assista ao vídeo abaixo:


  

Conheça os Cursos CPT da área Piscicultura

Por Daniela Guimarães

 

Daniela Aparecida Guimarães Lopes 04-01-2023

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.