Perigo! Deficiência nutricional em peixes

A deficiência nutricional em peixes pode afetar o ganho de peso desses animais e, em grandes estágios, pode levar a morte

Perigo! Deficiência nutricional em peixes

A nutrição inadequada dos peixes causa diversas deficiências nutricionais, com sintomas específicos. De maneira geral, todas afetam a velocidade de ganho de peso e por isso causam prejuízo econômico.

Quanto mais intensiva for a criação de peixes, maior será a dependência dos nutrientes da ração e por isso mais comum será o aparecimento de sinais de deficiência nutricional em consequência do uso de rações inadequadas”, explica Manuel Vazquez, Professor do Curso CPT Produção de Peixes Ornamentais.

A deficiência de proteínas ou de aminoácidos causa baixo ganho de peso e elevada deposição de gordura, enquanto a deficiência de energia (carboidratos e lipídeos) também irá causar baixo ganho de peso, porém, com pouca deposição de gordura.

Deficiências vitamínicas, além de causarem redução do consumo de ração e do ganho de peso, ocasionam lesões cutâneas, incoordenação motora, anemia, hemorragias etc. Sintomas estes que às vezes se confundem com os apresentados por peixes intoxicados por cobre, alumínio e ferro.

Como a deficiência de diversos nutrientes afeta o desempenho reprodutivo, devemos prestar especial atenção à alimentação dos peixes que serão reprodutores.

Gostou da matéria? Quer saber mais sobre o Curso CPT? Assista ao vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos CPT da área Piscicultura.
Por Daniela Guimarães

Daniela Aparecida Guimarães Lopes 21-12-2022

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.