Para a construção de um sistema aquapônico, o que é necessário?

Na aquaponia, associar a criação de peixes ao cultivo de plantas produz benefícios para ambas as partes

Aquaponia - imagem ilustrativa

Thiago Archangelo Freato, um dos professores do Curso CPT Produção de Peixes e Hortaliças no Sistema de Aquaponia, destaca que a aquaponia é um sistema que apresenta uma série de vantagens, desde o reaproveitamento constante da água até a troca de nutrientes, que ocorre de maneira natural.

De forma colaborativa, a criação de peixes e o cultivo de plantas tem se destacado como uma das principais tendências para o agronegócio. Funciona assim: enquanto os peixes liberam seus excrementos – nutritivos para as plantas – na água, esses organismos vegetais auxiliam na limpeza e na oxigenação da água.

Nesse contexto, a construção de um sistema aquapônico não é tão complicada quanto parece, mas também requer conhecimento técnico. Fique por dentro de algumas dicas que podem ajudar nesse caso:

A aquaponia

Antes de iniciar um projeto aquapônico, é necessário conhecer, de fato, como funciona um. Sobre a aquaponia, muita gente sabe apenas o básico, porém será imprescindível aprofundar em cada detalhe do sistema. Ele é composto de várias partes, que precisam ser compreendidas para evitar possíveis erros. Há material gratuito na internet, mas também há cursos pagos com informações de qualidade.

Equipamentos

Além dos dois “atores” básicos da aquaponia – peixes e plantas –, outros equipamentos são requeridos para o bom funcionamento de um sistema de aquaponia. Geralmente, é possível iniciar com métodos simples de cultivo para que seja possível avançar a sistemas mais elaborados.

Peixes

A espécie de peixe escolhida para o cultivo em aquaponia tem total influência sobe todo o sistema. Algumas espécies são mais propícias ao cultivo aquapônico, a exemplo da tilápia – uma das melhores –, a truta e as carpas. Quando o objetivo for a comercialização dos peixes, então, a escolha precisa ser ainda mais criteriosa, tendo em vista as demandas do mercado consumidor.

Plantas

Assim como os peixes, as plantas também precisam ser escolhidas a partir de alguns critérios. Opções como a alface, o tomate, o agrião, a couve, a rúcula, a cebolinha e a salsinha são interessantes tanto para consumo próprio quanto para a comercialização. Caso o produtor opte pelo cultivo estético, não será tão difícil escolher uma planta que possua aptidão para a aquaponia.

Produtos químicos

Todos os produtos químicos nocivos devem ser mantidos longe dos cultivos em aquaponia. A utilização de fertilizantes químicos é uma realidade nos cultivos em solo, contudo, aqui, ela é dispensável, pois eles podem adoecer os peixes e, haja vista que o cultivo aquapônico é uma vida de mão dupla, se os peixes estão doentes, as plantas também encontrarão dificuldades no cultivo.

Localização

A determinação do local onde a atividade será desempenhada também tem grande relevância. Para sistemas menores, ambientes internos podem ser utilizados sem muitos problemas; para sistemas maiores, recomenda-se realizá-la em locais mais espaçosos, como áreas externas e jardins.

Paciência

A paciência é uma virtude, sobretudo no cultivo aquapônico. Ao iniciar um, é preciso ter em mente que o começo pode ser estressante e dificultoso e somente a prática leva à “perfeição”. O manejo pode, a princípio, ser executado sozinho ou, caso necessário, com a ajuda de um profissional ou de mão de obra capacitada.

Os cuidados são diários e o trabalho nunca estará completo. Os parâmetros da água não podem ser negligenciados, uma vez que ela também é um componente crucial para o sistema de aquaponia.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Peixes:

Produção de Peixes e Hortaliças no Sistema de Aquaponia
Cultivo de Peixes em Sistemas de Recirculação de Água – RAS
Criação de Peixes – Como Implantar uma Piscicultura

Fontes: Pensamento Verde – pensamentoverde.com.br
Aquaponia Urbana – aquaponia-urbana.com
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 08-11-2021

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.