Pacu: conheça as características dessa espécie

Dentre as espécies nativas adequadas à pesca esportiva, o pacu e o tambaqui apresentam maior potencial para a piscicultura, pois são peixes brigadores

Pacu: conheça as características dessa espécie

O pacu é um peixe valente e brigador, sua força o torna um dos preferidos pelos pescadores, uma vez que proporciona brigas memoráveis, exigindo muita técnica e habilidade do pescador, isso sem falar do braço para segurar as arrancadas.

“Apresenta como característica um corpo comprimido, de modo geral arredondado ou ovalado; suas nadadeiras dorsal e anal se situam muito atrás, podendo ser mais escuro ou claro, dependendo da alimentação a que se submeter, do local onde vive, ou mesmo da espécie a que pertencer”, explica Manuel Vazquez Vidal Junior, Professor do Curso CPT Criação de Pacu e Tambaqui.

É uma espécie altamente apreciada por sua carne firme, de excelente sabor e por sua grande habilidade de ganho de peso, rusticidade e adaptabilidade aos viveiros.

O pacu se alimenta de frutas e outras substâncias, sendo praticamente onívoro; já nos pesqueiros, ele come de tudo, desde frutos, rações e pedaços de peixes, massinhas, salsicha, pão e minhoca.

Por manter uma dieta variada, pode ser encontrado geralmente próximo a árvores frutíferas e galhadas, normalmente à beira dos rios, já em pesqueiros costuma ficar onde mais encontra alimentos ou onde geralmente é alimentado. Os maiores exemplares costumam permanecer na parte mais profunda dos lagos, por isso, recomenda-se ao pescador lançar uma isca distante e outra mais próxima a fim de localizar o cardume.

 

Gostou da matéria? Quer saber mais sobre o Curso CPT? Assista ao vídeo abaixo:


  

Conheça os Cursos CPT da área Piscicultura

Por Daniela Guimarães.

Daniela Aparecida Guimarães Lopes 19-10-2022

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.