Por que utilizar minerais orgânicos na aquicultura?

Os minerais orgânicos podem ser incorporados à dieta dos organismos aquáticos para potencializar o resultado das criações

Peixe - imagem ilustrativa

Giovanni Resende de Oliveira, professor do Curso CPT Criação de Peixes – Como Implantar uma Piscicultura, ressalta que os piscicultores têm, à sua disposição, uma série de recursos e tecnologias que servem para tornar a atividade ainda mais fácil e lucrativa, sobretudo pelo fato de nosso país possuir condições favoráveis à piscicultura.

Acrescenta-se a isso que o peixe é a carne do futuro, pois as pessoas têm percebido, cada vez mais, a qualidade deste alimento e seus benefícios para a saúde. Ainda, existe grande mercado para o pescado no Brasil, transformando-se em um promissor negócio para quem está atento a todas as possibilidades.

Nesse contexto, os minerais orgânicos possuem grande potencial para desenvolver os peixes de forma saudável. Isso porque, além de privilegiar a nutrição desses animais, garantem uma atividade mais sustentável e produtiva, dois aspectos que todos os produtores almejam, além dos lucros.

Minerais orgânicos

Em primeiro lugar, vale a pena explicar o que de fato são esses minerais orgânicos. Conhecidos também como quelatados, eles são uma opção que garantem a qualidade e a segurança dos peixes. São compostos metálicos ligados quimicamente a substâncias orgânicas, a exemplo de aminoácidos e peptídeos.

Finalidade e benefícios dos minerais orgânicos

Como visto, o emprego dos minerais orgânicos na piscicultura tem o principal objetivo de melhorar o desempenho e o desenvolvimento de qualquer criação – até mesmo de suínos e frangos. Com os minerais, a dieta se torna mais nutritiva e facilita o ganho de peso, por contribuir na absorção mais efetiva dos nutrientes.

Além de garantir benefício aos peixes, há benefícios também ao ambiente de criação, melhorando os resultados a curto e médio prazo. Confira os principais benefícios dos minerais orgânicos:

- Qualidade da água

Com relação à qualidade da água, fundamental para a aquicultura, os minerais orgânicos atuam na criação de melhores condições para o crescimento dos organismos aquáticos, preservando-a eficientemente.

- Peixes saudáveis

Por contribuir para o bom funcionamento do sistema digestivo dos peixes ao serem absorvidos, armazenados e utilizados no metabolismo mais facilmente, há uma redução nas excreções e desenvolvimento mais saudável.

- Sustentabilidade

Todas as criações que dependem do meio ambiente devem ser sustentáveis. E, no que diz respeito a esse contexto, os minerais fazem com que a produção seja mais consciente e com que os peixes desfrutem de bem-estar durante a criação.

- Concentrações

Os minerais orgânicos são mais baratos para os criadores, graças ao fato de que apresentam baixa concentração. Logo, o criador precisa de menor quantidade para que o desempenho e a produção sejam favorecidos.

- Performance

A médio e a longo prazo, as criações também desfrutam de melhoras na performance, dado que os peixes passam a se desenvolver de forma mais sólida e com mais saúde, tornando a criação mais competitiva no mercado.

Utilização dos minerais orgânicos

É imprescindível considerar a espécie, o ambiente e a dieta fornecida aos peixes – dentre outros fatores – para utilizar os minerais orgânicos de forma positiva. Então, a utilização deve ser acompanhada por um profissional para evitar que o investimento se transforme em prejuízo aos criadores.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Peixes:

Criação de Peixes – Como Implantar uma Piscicultura
Nutrição e Alimentação de Peixes
Produção de Alevinos

Fonte: Blog Sansuy – blog.sansuy.com.br
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 16-03-2022

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.