Nutrição e alimentação de peixes

Entenda os tipos de rações balanceadas e equilibradas para escolher a que melhor se adapta aos seus peixes

Entenda os tipos de rações balanceadas e equilibradas para escolher a que melhor se adapta aos seus peixes

 Os peixes são animais que necessitam de diversos nutrientes para adequado crescimento, reprodução e saúde, como: aminoácidos essenciais para formação e regeneração, energia para manutenção do metabolismo básico, ácidos graxos essenciais, minerais e vitaminas.
  “Na natureza, a tilápia nilótica alimenta-se nos níveis tróficos inferiores. Em confinamento, comporta-se como espécie oportunista, onívora, aceitando alimento artificial – ração – desde a fase larval, utilizando eficientemente os carboidratos como fonte de energia” explica o Professor Giovanni Resende de Oliveira do curso Nutrição e Alimentação de peixes

Além da ração, a suplementação vitamínica vem ganhando espaço no mercado, já que é necessária em estratégias de produção intensiva, pois a carência na dieta resulta em queda no desempenho dos animais em todas as fases do ciclo de cultivo. 

 Mas o que é melhor? O fornecimento integral da ração ou suplementação de nutrientes? Aumentar a precisão da formulação de dietas permite a otimização do aproveitamento dos nutrientes, atendendo à exigência dos animais, com desperdícios minimizados. Porém, para colocar esse preceito em prática, é necessário conhecer com mínima margem de erro as exigências do animal.

 A espécie, a fase de desenvolvimento, as densidades de cultivo, a estratégia e intensificação produtiva (sistemas), a presença de alimentos naturais, fonte e qualidade geral da água são alguns dos fatores que podem determinar qual a melhor dieta para um bom aproveitamento dos nutrientes.

 

Gostou dessa matéria? Quer saber mais sobre os cursos CPT? Assista a esse vídeo: 

 

 

Conheça os Cursos CPT da área Piscicultura

Por Anna Luiza Mariquito

Anna Luiza Mariquito Resende 16-02-2022

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.