Como implementar um sistema de recirculação de água na piscicultura?

Conheça dicas para implementar esse mecanismo que chama atenção pelo bom custo benefício e pela possibilidade de economia

Sistema de recirculação de água - imagem meramente ilustrativa

Devido ao seu ótimo custo-benefício, o sistema de recirculação de água na piscicultura é uma das alternativas mais práticas para ter economia na atividade. Além de ser uma excelente alternativa para reduzir o desperdício de água, esse tipo de sistema é ideal para alcançar produtividade em propriedades com baixa vazão.

Giovanni Resende de Oliveira, professor do Curso CPT Cultivo de Peixes em Sistemas de Recirculação de Água - RAS, aponta a implementação do sistema de recirculação de água como uma alternativa prática para a piscicultura, uma vez que há o reaproveitamento de água, a qual pode retornar aos tanques de engorda e também servem para irrigar e fertilizar culturas vegetais.

Como funciona o sistema de recirculação de água?

A quantidade de água utilizada nos tanques é muito importante para o desenvolvimento dos peixes. Assim, é preciso manter uma rotina de renovação, garantindo a remoção dos restos de ração que geram microrganismos prejudiciais para a criação.

O sistema de recirculação de água é uma ótima opção e funciona de maneira simples, recolhendo a água em uso na criação, tratando em um sistema apropriado e devolvendo esse volume de forma completa ou parcial.

Ter um bom sistema de recirculação de água na piscicultura é imprescindível para que os produtores consigam otimizar os recursos naturais, evitando sofrimento com perdas e limitações futuras. Esse tipo de sistema gera muita economia e ainda possibilita novos negócios, como o cultivo de vegetais.

Confira cinco dicas para implementar o sistema de recirculação de água:

Defina se o reaproveitamento é parcial ou total

Em um sistema de recirculação de água, é possível tratar tanto o volume total dos tanques, quanto apenas parte dele. Para decidir qual é a melhor opção, é preciso considerar o investimento que o criador deseja realizar o sistema, assim como seu acesso à água de qualidade.

É mais simples aplicar o reaproveitamento parcial, pois essa escolha exige menos do sistema. Caso o produtor tenha um tanque pequeno, ele precisará de menos água, então teria que completar a criação com pouco volume a mais.

Adote um manejo adequado

Para que o sistema de recirculação funcione bem na propriedade, é imprescindível um manejo adequado. A quantidade de ração e a frequência de manejo precisam ser proporcionais ao volume de água. Quanto mais alimento, mais resíduos, fezes e urina se encontrarão na água, o que possibilita a sobrecarga do sistema.

Desenvolva um sistema respeitando o espaço

O tamanho das criações também influencia a estrutura utilizada no sistema de recirculação, pois é preciso que haja força o suficiente para tratar todo o volume de água utilizado. Assim, é preciso garantir que há espaço o suficiente para a instalação do sistema perto dos tanques para peixe. Caso a área seja reduzida, não será possível a implementação do sistema de recirculação de água.

Conte com a ajuda de especialistas

Nem sempre ter conhecimento sobre alguma técnica é suficiente para sua efetiva implementação. Além disso, qualquer execução realizada de forma incorreta pode trazer graves consequências para a propriedade e sua produtividade. Por isso, é preciso contar com o acompanhamento de um profissional especializado na instalação dos sistemas de recirculação. Assim, será projetado o melhor sistema para a sua propriedade, garantindo o tratamento adequado e a preservação das espécies.

Projete uma hidroponia conjugada

Projetar uma hidroponia conjugada aos tanques é uma possibilidade para aqueles que procuram aumentar a produtividade de sua propriedade. Assim, é possível produzir frutas e vegetais com a água que não é mais útil aos peixes – a qual possui muitos nutrientes.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Peixes:

Curso Cultivo de Peixes em Sistemas de Recirculação de Água - RAS­
Curso Produção de Peixes e Hortaliças no Sistema de Aquaponia
Curso Online Criação de Peixes - Como Implantar uma Piscicultura

Fonte: Blog Sansuy – Blog.sansuy.com.br
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 16-08-2021

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.